domingo, 22 de dezembro de 2013

MARINADO PARA PERU,SUCULENTO,MACIO E TEMPERO ESPECIAL AMOR!

HOHOHO... FOFOLETS,





    Acabei de postar umas fotos no Face,de como eu marino meu Peru para a CEIA NATALINA,então,minha amiga fofa,Clarinha Grandini,me pediu para eu passar a receitinha.E aqui estou,e sendo assim comecemos logo os trabai,né?!.
    SE NÃO TIVER PERU,FAZ COM O CHESTER,SE NÃO TIVER CHESTER VAI DE COLEGUINHA(FRANGUINHO)O IMPORTANTE É COMEMORAR O ANI DE CRISTO E A UNIÃO DA FAMIÁ E OS ZAMIGU.NÃO VALE FICAR TRISTE.
    Todos sabemos que Peru é uma ave de carne muito deliciosa quando bem temperada antecipadamente,do contrário por ser muito mais rígida que a maioria dos seus familiares ficará seca e sem muito sabor.Por isso capriche no tempero,mesmo que muitos já digam vir temperados,mas não é seu temperinho,seu toque especial,seu carinho.Sinceramente,não gosto do sabor,do tempero que eles vem.E ainda tem um detalhe,a carne só ficará maciérrima e suculenta se você adiccionar álcool a sua receitinha,pois ele tem essa capacidade de amaciar carne.Então embebede o bichinho.


    Minha receita é simples,é aquela que junta tudo e espera, porém tem que ser feita com antecedência extrema.Eu geralmente preparo a marinada com 5 dias antes,mas como já estamos bem próximo você poderá fazê-la até 3 ou 2 dias antes,não garanto a carne muito macia de um dia para o outro,fica por sua conta e risco.Então vamos aos ingredientes,né?


    INGREDIENTES:(PODE SUBSTITUIR PELO QUE VOCÊ TEM,USE A CRIATIVIDADE)

   1-GARRAFA DE ESPUMANTE OU SIDRA,eu uso a mais fuleirinha,pois é docinha e barata e tem mais álcool que as outras.E é bem melhor para amaciar.
   2-COL.SP. DE MOSTARDA,PODE SER DIJON TAMBÉM.Eu prefiro a normal é menos agressiva.
   4-COL.SP  DE CALDO LÍQUIDO DE CASA MAGGI.Mas use o caldo que tiver,pode ser caldo em tabletinhos de galinha dissolvido na sidra,.Fazia assim há 2 anos atrás,muda pouca coisa,uso esse por praticidade.
   3 COL SP DE MEL DE FURO OU DE ENGENHO OU DE RAPADURA(Os nomes mudam de Região para Região) )Se só tiver outro tipo use,pode ser mel Karo,Abelha ou ainda açúcar mascavo(3 COL SP).Se também não tiver o mascavo, não se stress,triture um pedaço de rapadura,dá um sabor e cor especial do mesmo jeito.
   


    Use pimenta moída,preste atenção na medida pelo amor da Santa.Se não tu vai matar o povo apimentado.
    A minha pimenta eu uso aquelas 5 bayas,ou 5 tipos,trituro elas no liquidificador com sal grosso.Já deixo prontinho esse temperinho,e serve para tudo.A pimenta é questão de gostar,pode ser dispensada da receita.

                           
Fica assim depois que trituro no liquidificador.
   Use azeite a gosto e também um pacotinho desse frango assado knorr sabor cebola e alho,não se preocupe não fica salgado nem forte,pois os líquidos na maioria são doces e harmonizam e balanceiam tudo .



    Suco de 4 laranjas naturais e puro(SEM ADIÇÃO DE ÁGUA)costumo usar uma espécie mimo do céu,ela é muito consumida por recém nascidos por não ter acidez e nem caroços (mas é frescura minha,é só por medo de machucar algum caroço e deixar o suco amargo,cuidado com eles).Se você for menos destrambelhada e menos perfeccionista do que eu,use a que tiver.


      AGORA VAMOS AS HORTALIÇAS E LEGUMINOSAS:

  1 Cenoura grande ralada,tem que ser ralada,pois o sabor transfere melhor e mais rápido.
  6 a 8 dentes de alho ralados,o sabor transfere melhor também.
  2 Cebolas roxas cortadas em pétalas ou grosseiramente tanto faz .Uso a roxa pois o sabor é mais delicado e choro menos.
  Salsinha,coentro e cebolinha picados.Eu usei o equivalente a um potinho de margarina,com os três misturados.Se não simpatizar com algum deles é só retirar. 
   Usei um saco grosso.Para quem é de NATAL/RN,comprei no ALECRIM,numa daquelas lojas de plásticos e embalagens, foi na Comercial Dantas,na  AV.1,(NÃO É MERCHAND,VIU?!).


 *OBS: VOCÊ PODE USAR UM SACO DESSES DE SEXTA BÁSICA,(APROVEITE, SE TIVER CONDIÇÃO DOE OS ALIMENTOS DELA)LAVE BEM O SACO PELA CARIDADE.E OUTRA COISA NÃO USE ESSES SACOS DE SUPERMERCADO,PELO AMOR DE DADÁ,POIS SÃO TÓXICOS E CANCERÍGENOS VOCÊ PODE TER PROBLEMAS.

   Eu vedei com um lacre de plástico como vêem nas fotos.Mas pode usar esparadrapo ou fitas,contanto que não vaze,pois,você terá a tarefa de virá-lo a cada 12h,para que possa pegar o sabor por igual.Coloquei ele em um reservatório plástico quadrado que dava na minha geladeira,usei a parte de cima dela pois ele precisa de bom resfriamento,evite colocar na gaveta de baixo,quanto mais em baixo menos resfriamento e isso não é legal.Então taí.Quando for no dia,é só coar o caldo,colocar o Peru no forno  e ficar banhando ele a cada 30 minutos,depois que retirar o papel alumínio,e ele ficará macio e suculento.Com a sobra do caldo faça um molho delícia para regar na hora de comer .Depois eu ensino,aproveito tudo,meu bem! Aproveitem a receita,se inspirem,copiem,modifiquem!E DIGAM DEPOIS,QUERO SABER DE TUDO,SE PUDER FOTINHOS!AMAREI!

                         

                       ME DESPEÇO,SAQUINHOS DE BJINHOS E QJINHOOOOOS!