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Missão brasileira busca novas tecnologias em cosméticos na Coréia Viagem à Coréia permitirá a empresas brasileiras conhecer os tratamentos que serão tendência no Ocidente

Missão brasileira busca novas tecnologias em cosméticos na Coréia
Viagem à Coréia permitirá a empresas brasileiras conhecer os tratamentos que serão tendência no Ocidente
Uma missão de empreendedores e executivos de grandes marcas brasileiras de produtos de beleza e higiene pessoal viajará, em novembro, à Coréia do Sul para identificar novos produtos e tratamentos que possam tornar-se tendência no Brasil.

Um dos 10 maiores mercados mundiais de beleza, apesar de sua pequena população, a Coréia é referência internacional no desenvolvimento de fórmulas inovadoras para tratamentos de pele, cabelo e maquilagem. No país asiático, segundo a consultoria Dareasia, cada mulher adquire, em média, 27 produtos de beleza por mês e cada homem adulto, em média, 11 produtos.

De acordo com Felipe Zmoginski, fundador da Inovasia, empresa que organiza a missão, o país asiático exporta a maior parte dos cosméticos que produz e as empresas locais buscam parceiros internacionais para o fornecimento de matérias-primas e novos mercado consumidores. Atualmente, o principal destino das exportações coreanas, em beleza, é a China, que fica com 40% de tudo o que é exportado pelo país, seguido pelos Estados Unidos. "O Brasil é o quarto maior mercado consumidor global de cosméticos e um caminho natural para os coreanos, que buscam parceiros locais", afirma Zmoginski.
A missão visitará os grandes conglomerados coreanos de produtos de beleza, centros de pesquisa e desenvolvimento de novas fórmulas, shoppings centers e salões de estética. O objetivo da viagem é permitir que as empresas do setor no Brasil se aproximem das tendências dos mercados mais avançados em beleza e possam adotar as melhores práticas no mercado nacional, diferenciando-se dos competidores domésticos. 

A viagem permitirá também o aprendizado de técnicas para o desenvolvimento de embalagens, trade marketing (marketing no ponto de venda) e uso de canais digitais, como blogs e perfis sociais de estrelas de k-pop para promoção de novos produtos, técnicas que fizeram o mercado interno crescer fortemente nos últimos cinco anos. 

Apesar da crise econômica que o Brasil atravessa desde 2015, o setor de cosméticos brasileiro mantém-se em expansão e só no último ano (2017) apresentou crescimento de 3,7% enquanto o PIB do país cresceu apenas 1%. O tamanho do mercado brasileiro é o principal ponto de atração para investidores coreanos que buscam novos mercados fora da Ásia.
Ao longo da missão, as empresas brasileiras poderão fazer um pitch de suas soluções e posição no mercado nacional para investidores sul-coreanos que buscam oportunidades na América Latina. "Há enormes oportunidades para os brasileiros que se dispuserem a atrair capital sul-coreano e firmarem parcerias estratégicas com players do setor de beleza na Coréia; o desafio é chegar até as pessoas certas no timing adequado", afirma Su Jung Ko, sócia da Golden Hawk Consulting, empresa que coorganiza a missão e conduzirá a aproximação com investidores locais.

A viagem acontecerá entre os dias 9 e 18 de novembro.

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